Regulamento
1. DATA
1.1 O evento ocorrerá no dia 17 de abril de 2016 1.2 Chegada a partir das 07:00h e largada às 09:00h 1.3 Local: Portal da Amazônia
2. DESCRIÇÃO DO EVENTO
2.1 A Caça à Raposa no radioamadorismo, é uma competição saudável, que consiste em encontrar uma estação denominada "raposa" que vai transmitir sinais numa frequência pré-estabelecida, visando aprimorar os conhecimentos técnicos e o trabalho em equipe dos participantes, em VHF.
2.2 A "raposa" irá transmitir com média e baixa potência, com emissor de tom DTMF contínuo ou mesmo uma portadora sem áudio, em intervalos de tempo, pré-determinado.
2.2 Os participantes deverão localizar e encontrar a estação dentro do prazo de 3 horas (das 09:00h às 12:00h) e para tal, deverão deslocar-se.
2.3 Será permitido o uso de antenas e equipamentos de qualquer tipo bem como qualquer técnica de localização de sinais de radiofrequência.
3. OS PARTICIPANTES
3.1 Poderá participar qualquer Radioamador devidamente habilitado em equipes de no máximo 3 “Caçadores”, de qualquer classe.
3.2 Será permitido a simpatizantes participarem como apoio em uma equipe, desde que não operem o equipamento transceptor e não realizem o papel de “Caçador”.
3.3 Cada equipe deverá registrar-se com um nome que a identifique (Ex: Equipe Válvula, Equipe Canoa, Equipe Portadora, etc...). O nome da equipe é de livre escolha dos "caçadores".
3.4 Os membros da equipe poderão manter conversação entre si em uma frequência simplex, exclusiva por equipe, definida pela organização no ato da inscrição.
4. PREPARATIVOS PARA A CAÇADA
5.1. As equipes deverão estar presentes no local do evento 1h antes do sinal da raposa começar a ser transmitido.
4. A LARGADA
4.1 Todas as equipes deverão estar reunidas no local da largada, (a ser divulgado) no horário combinado, onde será lacrado e rubricado pelos presentes um envelope contendo o mapa da localização da raposa e as senhas de acordo com a ordem classificação final.
4.2 Após o envelope ser lacrado e rubricado, será entregue a cada equipe um folheto com as seguintes instruções: QRG de transmissão da "raposa" e uma SENHA e uma CONTRA-SENHA de abordagem.
5. A “RAPOSA”
5.1 A "Raposa" estará num veículo (moto, carro, bicicleta etc.) que estará estacionado em local público com uma antena vertical de 1/4 de onda para VHF, de forma visível.
5.2 Serão utilizadas as seguintes potências: 10 Watts nos primeiros 20 minutos e 5 Watts após os 20 minutos iniciais.
5.3 As transmissões da “Raposa” terão duração 30 segundos com intervalos de 01 a 02 minutos e consistirá de um tom contínuo nos primeiros 12 segundos, mais 10 segundos de portadora sem modulação e mais 8 últimos segundos de tom contínuo.
5.4 Nos 30 minutos finais, caso ainda não tenha sido localizada por todas as equipes, a coordenação transmitirá dicas de sua localização.
6. TOCA DA RAPOSA
6.1 Uma vez iniciada a Caça à Raposa, esta permanecerá no mesmo local, utilizando o mesmo conjunto: rádio/antena, e trabalhando na frequência e potência conforme descrito acima.
6.2 Senha e Contra-Senha: Se acharem algo suspeito como um carro com antena, uma pessoa com HT, algumas precauções deverão ser tomadas ao abordar as mesmas, pois pode haver represálias, por isso, deverão chegar no mínimo a 3 metros de distância e revelar a senha que somente a raposa saberá reconhecer e dirá a contra-senha.
6.3 A medida que forem chegando os "caçadores" ao local, a "raposa" anotará o nome da equipe, mas não informará a sua ordem de chegada, para que se crie expectativas. Será entregue ao CAÇADOR que encontrar a "raposa", uma PALVRA SECRETA de acordo com sua ordem de chegada. Poderão ser nomes de componentes, por exemplo: Condensador, Válvula, Resistor, Transistor, etc. Somente a "raposa" e o colega que deu a "Start", saberão que o Transistor é o primeiro colocado, o Condensador é o segundo e assim por diante.
Resumindo: Chegou, anotou o nome da equipe, entregou a Palavra Secreta e manda o “caçador” ir para o local da confraternização.
6.4 A equipe ou "caçador" que encontrar a "raposa", DEVERÁ FICAR incomunicável até a chegada de pelo menos mais duas equipes, sob pena de ser desclassificada.
6.5 Ficará com o colega que fez o "start", lacrado e rubricado pelos "caçadores", um envelope tendo no seu interior o mapa com a localização da raposa e as senhas da classificação. Esse envelope será aberto no final, mostrando aos colegas a lisura da competição.
7. ENCERRAMENTO:
7.1. Será encerrada a caçada a raposa ás 12:00h quando todos os participantes deverão se dirigir ao local de partida.
8. INSCRIÇÃO
8.1 O registro das equipes deverá ser realizado no site da Labre-PA.
8.2 Será cobrado uma taxa simbólica por equipe para custear as despesas com os prêmios que serão entregues no almoço de confraternização, ao final da "caçada".
8.3 Camisas alusivas ao evento serão confeccionadas e comercializadas antecipadamente.
9. DAS PENALIDADES
9.1. Serão desclassificados da competição todos aqueles que:
- Operarem na frequência da raposa;
- Operarem na frequência simplex de outra equipe;
- Receberem qualquer tipo de apoio externo;
- Após localizarem a Raposa informarem ou mesmo sugerirem aos outros participantes a localização da mesma;
- Atrapalhar a comunicação de outra equipe com a organização;
- Infringirem a legislação pertinente ao serviço de radioamador.
CASOS OMISSOS Quaisquer dúvidas ou reclamações serão resolvidas pela organização, mediante manifestação pôr escrito a ser entregue até 1 hora após o término do evento.
10. VENCEDORES
10.1 A equipe vencedora será anunciada após o termino da caçada, no almoço de confraternização do evento.
10.2 O envelope lacrado pelos participantes, antes da caçada, será aberto e anunciado as PALAVRAS SECRETAS de acordo com a ordem de chegada das equipes.
11. PREMIAÇÃO
11.1. Serão premiados com troféus, os três primeiros colocados e com diploma de participação, todos os participantes, sendo que para a Equipe 1º Colocada será premiada com equipamentos a serem divulgados. A entrega de premiações e os sorteios de produtos e brindes serão entregues logo após o termino da caçada no almoço de confraternização.
|